CAMBRA
Cambra, assim chamada por ter nascido e crescido ao longo do rio Cambar, hoje rio Alfusqueiro, é uma das maiores freguesias do concelho de Vouzela, distribuída pelos seguintes lugares: Cambra (Igreja), Cambra de Baixo, Levides, Mogueirães, Pés-de-Pontes, Paredes Velhas, Caveirós de Baixo, Caveirós de Cima, Confulcos, Tourelhe, Corujeira, Santa Comba e Chã.
Situada na encosta noroeste da Serra do Caramulo, também conhecida por “Cambra da Serra”, para que não haja confusões com a zona de Vale de Cambra, tem por padroeiro São Julião e foi entregue no concelho a que pertence por decreto datado de 2 de Novembro de 1876.
Consta que esta freguesia foi uma honra antiga, com origem em tempos anteriores à própria nacionalidade e sabe-se que, no ano de 1002, num documento, há referência a rivulo cambar.
CARVALHAL DE VERMILHAS
Carvalhal de Vermilhas é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vouzela, com 8,10 km² de área e 215 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 26,5 hab/km².
A partir de 29 de Setembro de 2013, Carvalhal de Vermilhas passou a fazer parte integrante da União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas.
Situa-se na Serra do Caramulo tendo a delimitá-la as freguesias de Cambra, a norte, Fornelo do Monte, a nascente, Alcofra, a poente, e Silvares a sul, todas elas pertencentes ao concelho de Vouzela, à excepção da última que integra o concelho de Tondela.
É uma aldeia tipicamente caramulana, localizada a cerca de 10 km da sede do concelho, e que ocupa 8 km² no distrito de Viseu.
O topónimo Carvalhal corresponderá à mancha imensa de carvalhos que cobria a freguesia, a cerca de 850 metros de altitude. Por sua vez, Vermilhas estaria associada à altitude referida, já que se podem ver milhas em redor da mesma.
A sua povoação começou no Neolítico, como comprova a Lapa de Meruge, traduzindo a organização social deste povo e as suas formas de enterramento. Seguiram-se os romanos, que estiveram entre estas freguesia e a de Fornelo do Monte, existindo 2 inscrições, uma aqui e outras nas Corgas Roçadas.
Nesta freguesia produz-se na totalidade pano para vestuário, desde a sementeira à produção artesanal através da costura manual. O folclore regional, entremez e a tradição festiva nas malhadas caracterizam esta localidade.
Confronta com as freguesias de Alcofra, Campia, Vouzela e Paços de Vilharigues, e Fornelo do Monte (Concelho de Vouzela), São Vicente de Lafões (Concelho de Oliveira de Frades), Silvares, Carvalhal da Mulher, Caselho (Concelho de Tondela).